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A Geografia Sagrada do Candomblé: Recriando a África em Território Brasileiro

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  A Geografia Sagrada do Candomblé: Recriando a África em Território Brasileiro O terreiro de Candomblé deve ser entendido para além de sua função de local de culto. Ele é, na verdade, uma profunda recriação simbólica e sintética da geografia africana no Brasil , uma estratégia de reterritorialização dos afrodescendentes que vieram para a diáspora. O estudo propõe que a análise da religião vá além de uma abordagem puramente locacional e se aprofunde no conceito de "sagrado" como o cerne de toda a experiência religiosa. O Candomblé como Ato de Resistência e Adaptação O Candomblé surgiu no Brasil como uma expressão de espiritualidade de matriz africana, nascida das condições adversas da escravidão. Para preservar sua cultura, os povos africanos de diferentes etnias criaram as "nações" — como Ketu, Jeje e Angola —, que são na verdade grupos de tradições distintas, mas unidas pela mesma reverência ao sagrado. O termo "nação", curiosamente, foi uma forma de o...

Saudações aos Orixás:

Saudação aos Orixás


 Saudações aos Orixás:

  • Oxalá: "Epá Babá" ou "Exê Babá".
  • Iemanjá: "Odoyá" ou "Odocyabá".
  • Oxum: "Ora Yê Yê ô".
  • Oxumaré: "Arroboboi".
  • Oxóssi: "Okê Arô".
  • Obá: "Akiro Obá Yê!".
  • Xangô: "Kaô Kabecilê".
  • Iansã: "Eparrei".
  • Obaluaê: "Atotô".
  • Nanã Buruquê: "Saluba Nanã".
  • Exu: "Laroyê" ou "Mojubá".
  • Pomba Gira: "Laroyê" ou "Pombagira Saravá".

    Pretos Velhos: 
    "Adorei as Almas".
  • Crianças: "Beijada".
  • Guias: "Saravá".
As saudações na Umbanda são formas de reverenciar e reconhecer a presença e importância das entidades e orixás, estabelecendo uma comunicação respeitosa e amorosa, crucial para o bom andamento dos trabalhos espirituais. 
Expressões corporais:
Muitas saudações são acompanhadas de expressões corporais, como movimentos com as mãos ou toques em certas partes do corpo, que complementam a reverência e a intenção da saudação. 
Outras expressões:
Além das saudações específicas, outras expressões como "Saravá", "Axé" e "Agô" também são comuns no contexto umbandista, cada uma com seu significado e aplicação.

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