A Geografia Sagrada do Candomblé: Recriando a África em Território Brasileiro
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Antes de iniciar os trabalhos de incorporação e as saudações aos Orixás, o ambiente do terreiro é preparado por meio de rituais essenciais de purificação e invocação. Os principais são a defumação e as cantigas sagradas, que garantem a harmonia necessária para a chegada das divindades e das entidades.
A defumação é um ritual de limpeza energética realizado com a queima de ervas e plantas secas. Sua fumaça, impregnada da energia pura da natureza, percorre todos os cantos do ambiente, purificando tanto o espaço quanto as pessoas presentes.
Acredita-se que a fumaça das ervas atua como um veículo para afastar energias de baixa vibração, permitindo que os trabalhos sagrados ocorram sem interferências negativas.
Este procedimento é conduzido por um guia espiritual, como o Pai ou Mãe de Santo, que possui a preparação e a proteção necessárias para mediar a troca de energias. Após a sessão, muitos buscam os banhos de descarga para repor as energias, que podem ser tomados antes ou depois do trabalho.
As cantigas sagradas são a linguagem do terreiro, funcionando como saudações, invocações e orações aos Orixás e aos guias espirituais. Elas são a forma de estabelecer uma conexão direta com a divindade, garantindo que o axé (a energia vital) do ritual seja mantido.
A sequência das cantigas e o repertório dos pontos variam de casa para casa, seguindo a tradição de cada nação e a orientação do dirigente do terreiro. Geralmente, as cantigas são entoadas para:
Abertura: Saudar e louvar os Orixás e suas respectivas forças.
Convocação: Chamar as entidades e os guias espirituais que irão atuar.
Encerramento: Agradecer pela proteção e pela realização dos trabalhos.
A cantiga que você mencionou é um exemplo poderoso dessa tradição. Embora tenha uma raiz ligada ao catolicismo, ela é um ponto sagrado de muitos terreiros e tem a função de purificar o ambiente:
"Estou louvando, estou incensando... / A casa do meu bom Jesus da Lapa... / Nossa senhora incensou seu bentos filho... / Incensou, para cheirar e eu incenso nossa casa... / é para o MAL sair e a FELICIDADE entrar!"
Ao final, os resíduos do ritual são devidamente despachados, garantindo que o ambiente e todos os envolvidos estejam livres de qualquer energia remanescente.
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