Destaques

A Geografia Sagrada do Candomblé: Recriando a África em Território Brasileiro

Imagem
  A Geografia Sagrada do Candomblé: Recriando a África em Território Brasileiro O terreiro de Candomblé deve ser entendido para além de sua função de local de culto. Ele é, na verdade, uma profunda recriação simbólica e sintética da geografia africana no Brasil , uma estratégia de reterritorialização dos afrodescendentes que vieram para a diáspora. O estudo propõe que a análise da religião vá além de uma abordagem puramente locacional e se aprofunde no conceito de "sagrado" como o cerne de toda a experiência religiosa. O Candomblé como Ato de Resistência e Adaptação O Candomblé surgiu no Brasil como uma expressão de espiritualidade de matriz africana, nascida das condições adversas da escravidão. Para preservar sua cultura, os povos africanos de diferentes etnias criaram as "nações" — como Ketu, Jeje e Angola —, que são na verdade grupos de tradições distintas, mas unidas pela mesma reverência ao sagrado. O termo "nação", curiosamente, foi uma forma de o...

"O Que São Quizilas no Candomblé? Entendendo a Importância das Proibições Sagradas"

 O Que São Quizilas no Candomblé? Entendendo a Importância das Proibições Sagradas"

O Que São Quizilas no Candomblé? Entendendo a Importância das Proibições Sagradas

Dentro do Candomblé, a Nação Ketu é uma das mais tradicionais e suas proibições (euós/quizilas) são as mais conhecidas e estudadas. Conhecer a nação permite uma descrição mais precisa das práticas comuns.

No entanto, é importante reforçar que mesmo dentro da Nação Ketu, os euós podem ter pequenas variações dependendo do caminho ou qualidade do Orixá e da linhagem do terreiro.


É fundamental, no entanto, que fique  muito claro para você leitor(a) que a lista a seguir não é definitiva e que as proibições variam de acordo com a nação e o caminho do Orixá, além da orientação do zelador(a) do terreiro.

A ideia aqui é mostrar a diversidade e a lógica por trás das quizilas, e não servir como um manual de regras.


Exemplos de Quizilas para os Principais Orixás

  • Oxalá (Senhor da Paz e da Criação): Seus filhos evitam o azeite-de-dendê, pois sua energia é oposta à suavidade e pureza de Oxalá. Também evitam roupas escuras e ambientes com barulho excessivo, mantendo a serenidade do Orixá.

  • Ogum (Senhor da Guerra e do Ferro): A ele é associado o ferro, as estradas e o trabalho. Uma quizila comum para seus filhos é não comer quiabo, mas essa proibição pode variar. Também evitam confusão e desordem, pois Ogum é a ordem.

  • Iemanjá (Mãe das Águas Salgadas): Símbolo de maternidade e do mar. Seus filhos geralmente evitam o consumo de sal em excesso e de bebidas alcoólicas. A quizila do sal, em particular, visa proteger a doçura e a calma das águas de Iemanjá.

  • Xangô (Senhor da Justiça e do Trovão): Representa a lei e a força. A quizila do quiabo também é comum para seus filhos, e está relacionada à sua energia de calor e poder.

  • Oxum (Senhora da Doçura e das Águas Doces): Deusa da beleza, do amor e da riqueza. Uma quizila conhecida é o consumo de dendê, que é uma energia densa demais para a fluidez de Oxum.

  • Iansã (Senhora dos Ventos e das Tempestades): Guerreira e dona dos ventos. Suas quizilas comuns estão relacionadas a comidas como abóbora, que não devem ser consumidas, e a vestimentas que não devem ser vermelhas, a depender do seu caminho.

  • Oxóssi (Senhor da Caça e da Fartura): Orixá da mata, da fartura e da caça. Por ser o caçador, a ele está ligada a quizila do dendê, uma energia que não se alinha com a leveza e a agilidade de Oxóssi na floresta.

  • Exu (Senhor dos Caminhos e da Comunicação): Sendo a energia do movimento, Exu é muito flexível. Suas quizilas comuns incluem a pimenta e a bebida alcóolica forte. Seus filhos também costumam evitar o alho e as comidas sem tempero.

  • Ossain (Orixá das Folhas e da Cura): Senhor das folhas e dos segredos da natureza. As quizilas de seus filhos são muito específicas, ligadas a plantas e frutos. Evitam o sal e se alimentam com comidas mais leves e saudáveis. Também evitam ambientes com cheiros fortes ou artificiais.

  • Oxumarê (Senhor do Arco-Íris e do Movimento Contínuo): Representa a dualidade e a renovação. Suas quizilas são estritamente ligadas ao sal, ao consumo de certas carnes e a comportamentos que não se alinham com o ciclo da natureza.

  • Obá (Senhora das Águas Revoltas e da Luta): Uma Orixá guerreira. Suas quizilas comuns incluem o dendê e a galinha, devido à sua história. Ela também evita a falsidade e a desonestidade.

  • Xapanã / Obaluaiê (Senhor da Cura e da Morte): Conhecido por curar as doenças, ele tem uma forte quizila com o sal e com comidas que ferem a saúde, pois sua energia está ligada à purificação. Também evitam o atrito e a briga.

  • Nanã (Senhora da Criação e da Lama): A grande mãe ancestral. Suas quizilas estão ligadas a comportamentos agitados ou a comidas que "queimam", como a pimenta. A calma e a paciência são essenciais para seus filhos. (a quizila de Nanã Buruquê em relação aos metais e, por consequência, a Ogum.) » clique aqui para ler

  • Omulu (Orixá da Terra e da Morte): Filho de Nanã e Xapanã. Suas quizilas são parecidas com as de seus pais, evitando comidas que não são puras ou que fermentam. Seus filhos têm quizila com o sal e com a falta de respeito com a natureza.

  • Logun-Edé (Orixá Jovem da Caça e da Pesca): É o Orixá da dualidade, pois passa seis meses no mato com seu pai (Oxóssi) e seis meses na água com sua mãe (Oxum). Suas quizilas misturam as de ambos, evitando o dendê e o mel, mas também não podem comer certos peixes ou alimentos relacionados a Oxum.

  • Ibejis (Divindades Gêmeas da Alegria): Representam a alegria e a dualidade. Suas quizilas são muito ligadas a comportamentos que representam a falta de harmonia e de brincadeira, como a tristeza excessiva e a falta de doçura.

  • Orunmilá (Senhor do Destino e do Conhecimento): O grande oráculo do destino. Sua quizila principal é o dendê, pois ele não se alinha com a sabedoria e a leveza de seu propósito.

  • Ajé Salunga (Senhora da Riqueza e da Prosperidade): Orixá da riqueza e do dinheiro. Suas quizilas são relacionadas à avareza e ao desperdício, pois ela valoriza a prosperidade e o uso consciente dos recursos.

  • Onilé (Senhora da Terra e da Vida): Orixá feminino que representa a terra. Suas quizilas estão ligadas a comportamentos que desrespeitam a natureza e o solo sagrado.

  • Irôko (Orixá da Árvore e do Tempo): Conhecido como a árvore sagrada do tempo. Suas quizilas são ligadas a comportamentos que demonstram falta de paciência e a não valorização do tempo, como a pressa excessiva.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicionário do Candomblé

A Força das Sete Flechas: Conheça o Caboclo que Traz Proteção e Cura.

Guia Completo das Linhas Espirituais na Umbanda: Orixás, Exus, Pombas Giras e Entidades